Desafios psicológicos de Brasileiras expatriadas
- psidjenane
- 19 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jan.
Morar em um país estrangeiro pode ser uma experiência emocionante e enriquecedora para o crescimento pessoal, mas traz consigo também desafios únicos. Para muitas pessoas, a mudança para um novo país envolve deixar para trás amigos, familiares e o conforto da cultura e dos costumes conhecidos. Esse processo de adaptação pode gerar alto grau de estresse, afetando significativamente a saúde mental e o bem-estar.
Existe uma série de desafios enfrentados por pessoas expatriadas, como o isolamento social. A falta de uma rede de apoio próxima pode levar a sentimentos de solidão e alienação, principalmente em momentos desafiadores e também em datas comemorativas.
Além disso, o choque cultural e a barreira do idioma podem ser tornar a experiência bastante frustrante, podem dificultar a integração e a comunicação, aumentando a sensação de desconforto, estresse e ansiedade. A adaptação de uma nova língua e uma nova cultura é desafiador e pode gerar também muita ansiedade.
A pressão financeira também é uma preocupação comum entre as mulheres que vivem no exterior. Os custos associados à mudança e à vida em um país estrangeiro podem ser elevados, especialmente se houver incertezas em relação ao emprego e ao sustento financeiro.

Algumas pessoas podem se sentir desconectadas de sua identidade cultural brasileira enquanto tentam se adaptar a uma nova cultura. Isso pode levar a uma sensação de perda de identidade e conflito interno.
Infelizmente, os brasileiros, como outras comunidades imigrantes, podem enfrentar preconceito e discriminação ao invés de acolhimento. Isso pode ter um impacto significativo na autoestima, na saúde mental e no bem-estar geral.
E não podemos esquecer também das saudades de casa. Sentir falta da família, amigos, comida e cultura do Brasil é perfeitamente natural, mas pode contribuir para sentimentos de deslocamento e melancolia.
A busca por apoio emocional e social podem ajudar a expatriados a enfrentarem esses desafios, na promoção de saúde mental e bem-estar. Conectar-se com outros brasileiros na comunidade local, participar de grupos de apoio e manter contato regular com amigos e familiares no Brasil pode ajudar a reduzir o sentimento de isolamento.
Manter vínculos com a cultura brasileira também pode ajudar nesse processo, portanto, participar de eventos culturais, cozinhar comida brasileira e consumir mídia do Brasil podem ajudar a manter um senso de identidade cultural e pertencimento.
Buscar ajuda profissional se os sentimentos de ansiedade, tristeza ou isolamento persistirem, é importante buscar apoio de um profissional de saúde mental qualificado. Terapia online pode ser uma opção acessível e conveniente para quem vivem no exterior, além de ser mais uma forma de estar em contato com alguém que compreende a sua cultura e fala a sua língua nativa.
Se você é uma brasileira expatriada enfrentando desafios de saúde mental, saiba que existem recursos e apoio disponíveis para você. Não hesite em buscar ajuda e cuidar de si mesma. Caso desejo iniciar a psicoterapia comigo, clique aqui para falar diretamente comigo.
Com afeto,
Djenane Cabral da Cunha
Psicóloga | CRP 02/23548